sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Mineradora vai explorar um bilhão de toneladas de ferro 


O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), acompanhado do vice-governador José Thomas Nonô (DEM), e de secretários, conheceu na manhã desta terça-feira (11) o projeto da planta industrial da Mineração Vale Verde, localizada na Lagoa da Laje, município de Craíbas. O governador foi recebido pelo presidente da Aura Minerais, James Bannantine, que explora minas nos países Canadá, México e Honduras.

O Projeto Serrote da Laje está localizado em uma região de caatinga muita árida, no entanto muito promissora. O investimento é da ordem de 500 milhões de dólares, que serão investidos na exploração das minas de cobre e ferro. Em agosto de 2013, serão iniciadas as obras de construção e a exploração dos minérios tem início em 2015. A construção terá um período de dois anos e meio com um período de 16 anos de exploração de cobre e ferro.

Serão explorados um bilhão de toneladas de ferro e 250 mil toneladas de cobre. Todos os recursos para a captação, como água e energia, estão sendo viabilizados pelo governo do Estado para um período de 20 anos. De acordo com o projeto da Mineradora Vale Verde, a mão de obra local será priorizada proporcionando o avanço da economia regional com a circulação do capital. As jazidas estão concentradas nos municípios de Arapiraca, Igaci e Craíbas, com dois terços do minério no município de Craíbas.

Desenvolvimento completo

O projeto vai fortalecer a indústria, o comércio e o transporte, proporcionando um desenvolvimento completo na região, assegurou o governador Teotonio Vilela Filho. "Será um desenvolvimento integrado fixando o homem no campo produzindo e gerando emprego e renda", completou o governador. No período da construção, o projeto vai oferecer 1.200 empregos diretos.

O vice-governador José Thomas Nonô, que preside o Conselho Estadual do Meio Ambiente, explicou que a obra vai causar o mínimo impacto possível ao meio ambiente. Será proporcionada pelo governo do Estado energia segura e constante, além da construção da nova adutora por meio de uma Parceria Pública Privada (PPP), cujas obras já foram iniciadas. A adutoria deverá fornecer água para Arapiraca e região por um período de 20 anos.

O cobre nacional vai substituir o produto importado do Chile e do Peru e será importante para a economia de Alagoas e do Brasil, destacou o governador. De acordo com os técnicos da Mineradora Vale Verde, serão processados 20 mil toneladas dia de minério utilizando água sem tratamento para fazer separação. Essa água será recuperada, segundo os técnicos.

A exploração da Vale Verde vai impulsionar o transporte rodoviário, ferroviário e marítimo no Estado e vai fazer fluir a produção com segurança para o grupo empreendedor. Para garantir mão de obra qualificada, foram proporcionados pela Mineradora Vale Verde 40 mil horas de treinamento, capacitando cinco mil pessoas em inúmeras atividades profissionais.

Indicadores


Vilela destacou que o governo do Estado está revertendo os indicadores cruéis do Estado que passou um período de 30 anos sem receber empreendimentos de grande porte. De acordo com o governador, só a Braskem proporcionou um investimento de um bilhão em Alagoas. Ele ressaltou também a implantação de hotéis e a construção do Canal do Sertão, que vai trazer o Rio São Francisco para o Sertão, tornando uma região um "Eldorado" na produção frutas, legumes e hortaliças.

A mineradora vai gerar cerca de 3.500 empregos entre diretos e indiretos em Alagoas, com um investimento aproximado de R$ 1 bilhão. A unidade industrial já tem recursos minerais para produzir pelos próximos 18 anos.

No encontro em Craíbas, foi apresentado o cronograma de execução das obras, que foi discutido com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, em reunião na cidade de Washington (EUA), no mês de novembro deste ano. A Vale Verde trabalha com a perspectiva de iniciar a construção da unidade no início do segundo semestre de 2013.


A mineradora pode ser considerada mais uma grande conquista da atual gestão de governo. A empresa vai expandir um segmento muito importante dentro da economia e empregará centenas de pessoas na Região Metropolitana do Agreste [RMA] fator que garante a desconcentração dos investimentos”, declarou o secretário Luiz Otavio Gomes.

O encontro em Craíbas, contou com a presença do prefeito de Craíbas Edielson Leite, prefeito eleito de Girau do Ponciano Fábio Aurélio, prefeito eleito de Lagoa da Canoa, Álvaro Melo, secretário de Estado da Articulação Política, Rogério Teófilo, representante da Governadoria do Agreste, Francisco Azevedo, vereadores por Arapiraca, Josias Albuquerque e Tarcizo Freire, ambos do (PSD), além do vereador eleito por Arapiraca Fabiano Leão (PSDB).


fonte:Tribuna Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário